quinta-feira, 24 de junho de 2010

Música Autoral Julho



O Programa Música Autoral segue suas aprentações neste mês de julho trazendo duas atrações em família: o músico e compositor Telmo Martins faz o show e a abertura fica por conta de seu filho, Pablo Martins.
Venha prestigiar mais dois talentos da música brasileira independente de Porto Alegre.

Serviço:

Oque: Show do Programa Música Autoral Vaia 
                        Telmo Martins
         Abertura: Pablo Martins
Quando: 06 de julho de 2010 às 21 horas
Onde: Teatro de Arena  -Av. Borges de Medeiros, 835
Ingressos: R$ 10 e 5 (estudantes, idosos e classe artística)


TELMO MARTINS


Nascido em Taquari, em 22 de maio, Telmo mostrou ligação com a arte desde muito cedo. O início da carreira musical, dá pra se dizer que foi aos cinco anos. Seus pais costumavam reunir-se aos amigos na praça XV, onde Telmo era requisitado para cantar. Na ponta da língua estava “Boemia” de Nelson Gonçalves e “Chove lá Fora” de Tito Madi, garantindo assim aquele cachorro quente com Grapatte. Nesse período, participava dos programas da época, como TV de Brinquedo, Mundo da Criança e Clube do Guri.

Aos 11 anos, formou um conjunto com os colegas do bairro, onde cantava e tocava pandeiro, demonstrando um interesse rítmico que se estendeu em seguida para a percussão e bateria, que toca até hoje. Seu repertório tinha 30 músicas, todas dos Beatles, e o forte do grupo eram os vocais. A garotada costumava se encontrar aos fins de semana para as Reuniões Dançantes. Telmo e seu grupo estavam lá com seus violões...

Nos anos 70, já em Porto Alegre, o bairro Navegantes ficou marcado por ter o “Quartinho”, fundos da casa onde Telmo residia. Lá artistas se reuniam, tocando, pintando, escrevendo, mas sempre ouvindo. O clube era o da esquina. A norma era o amor. Foi então que desabrochou a feitura de letras e melodias. Ensaios com Hique Gomes, Fernando Pesão, Nelson Castilhos, Ricardo Farias, Fausto Prado e muitos outros, desenvolveram ainda mais sua musicalidade.

Com o grupo Halai Halai, participou do Mr. Lee, que era da Rádio Continental, com apresentação de Júlio Fürst. Foram muitos os shows em teatros e bares da capital e do interior. Entre 1979 e 1981, fez curso de Harmonia e Canto com o maestro Campanella e a Prof. Vera Campos.

Foram também na década de 70, os primeiros contatos com estúdios de gravação e, em 1983, integrou-se na equipe da gravadora ISAEC, para dirigir as peças publicitárias da central ISAEC de Produções, onde conheceu e trabalhou com Marcos Ungaretti em algumas dessas produções.

Começaram os convites para integrar outros trabalhos de discos, produções, arranjos e vocalizações, surgindo daí, um novo e forte elemento que viria a tornar-se importante na carreira de Telmo: o trabalho com Geraldo Flack e a Plug Gravações e produções Fonográficas.

A afinidade com Marcos Ungaretti resultou na fundação da ECO Gravações e produções Musicais, empresa de criação de jingles e trilhas, que durou até 1994. Além de jingles de sucesso para empresas como Caixa Estadual, Zaffari, Nacional Supermercado, Bourbon, e muitos outros.

Muitos foram os projetos desenvolvidos como em “Novos Horizontes” com Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro, “Imagem das Pedras”, onde Telmo atuou como produtor e arranjador no disco de Gelson. Esse disco estreitou o relacionamento com Gilberto Gil e Paulo Mora.

Atualmente, sua produção tem se ampliado. A maturidade musical tem rendido projetos profissionais que consolidam sua carreira, tanto como cantor e compositor, como empresário.

http://www.telmomartins.blogspot.com/

http://www.estacaovoz.com.br/