sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MÚSICA AUTORAL - TEATRO DE ARENA DIA 10/10

MÚSICA AUTORAL NO TEATRO DE ARENA






































 

DIA 10 DE OUTUBRO (quinta-feira), a partir das 20 HORAS, no TEATRO DE ARENA(Borges de Medeiros, 835 - Altos do Viaduto - Telefone 3226-4638), acontecem as apresentações do Programa Música Autoral Vaia. A BANDA PIKARDIA fará o show de abertura e o show principal será de FERNANDA KRÜGER TRIO. Compareça e prestigie os artistas independentes do Rio Grande do Sul.


OS ARTISTAS

FERNANDA KRÜGER TRIO

Fernanda Krüger é bacharel em violão pela UFRGS e técnica em instrumento musical pela Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP, São Leopoldo). Estudou violão com Luciana Prass, Paulo Inda, James Corrêa, Flávia Domingues Alves e Daniel Wolff, que foi seu orientador durante grande parte da graduação. Participou de masterclasses com violonistas como E. C astañera, F. Zanon, E. Meirinhos, F. Shiro Monteiro,  E. Isaac, F. Bungarten, E. Fernandez e E. Isaac. Participou do Encuentro Internacional de Guitarra Clásica La Falda 2010 e, por seu desempenho neste curso, foi selecionada para realizar um recital de violão em Buenos Aires, Argentina, no ano de 2010. Também estudou técnica vocal com Marcos Klabunde e Ruth Krachtovil.

Atua tanto na música popular quanto na erudita. Com Eliana Vaz Huber tem um duo de flauta doce e violão, onde tocam repertório original e arranjado para estes instrumentos, com  músicas de diversas épocas. Na música popular, desenvolve um trabalho com Lucas Krüger e Luthiero Tacuatiá onde tocam canções autorais – o Fernanda Krüger Trio. O grupo foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura com o financiamento de seu primeiro disco, homônimo, lançado em julho de 2012.

Fernanda também participou como cantora dos discos de Sandro Souza (2009), Claudio Nilson (2011) e Daniel Wolff (2013).

É professora de violão do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical, ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (campus Porto Alegre).

O SHOW

O show de Fernanda Krüger no projeto Música Autoral, dia 10 de outubro, traz ao palco do Teatro de Arena as canções do primeiro disco do Fernanda Krüger Trio e outras compostas ao longo de sua trajetória como compositora. Fernanda conta com a participação de Renan Simões no contrabaixo elétrico, Luthiero Tacuatiá na bateria, Daniel Wolff no violão e Eliana Vaz Huber na flauta doce.

Links sobre Fernanda Krüger:

Links sobre Fernanda Krüger Trio:


BANDA PIKARDIA

Show GAMBIARRA

Com repertório próprio e proposta de fundir sonoridades, o duo de compositores Mauro Amaral e Daniela Vigo, intitulada Pikardia, volta aos palcos gaúchos com o show GAMBIARRA.
Desde 2001, a dupla e banda vêm participando de vários projetos e festivais, entre eles, o IV e VII Festival de Música Porto Alegre (com as músicas “Cabelos” e “Habitantes Forasteiros”), o projeto de Música ao Entardecer em Gravataí. No II Fórum Social Mundial de Porto Alegre, participou de uma mostra internacional música, (Acampamento da Juventude - Parque Maurício Sirotsky), apresentou-se no I Festival de Talentos da PUCRS e da Semana da Juventude, Universo das Tribos, realizando um show no Espaço Garagem (Usina do Gasômetro). No I Festival da Associação Gaúcha de Disco (AGADISC), tirou o segundo lugar com a música “Voz Interior”. Em junho deste ano, apresentou-se da I Mostra de Música do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe), retomando as atividades do grupo no cenário musical da capital gaúcha.
As influências sonoras e estéticas vêm da fusão de milonga com rock progressivo e o country psicodélico. A maioria do repertório possui composições e músicas de Mauro Amaral e Daniela Vigo, poemas musicados de Germano Mousquier, Gerson Saldanha e Ivo Bender. O grupo Pikardia propõe-se a dar espaço em seus shows ao improviso e performances de artistas convidados, como a bailarina Cristina Cambeses, o poeta Gerson Saldanha e o artista visual Nestor Sallas Del-Pino, que criou o cenário dos primeiros shows.

Repertório do Show de Abertura
1 - Arbusto
2 - Despreocupado
3 - Habitantes Forasteiros


Contato: Mauro Amaral e Daniela Vigo
Tel.: 3372-8828 – Cel.: (51) 9364-8828, (51) 9812-9434
E-mails:


BREVE CURRÍCULO DOS COMPONENTES

Mauro Amaral
Participou de vários festivais do Rio Grande do Sul, tendo inclusive música gravada na 6ª Ciranda de Taquara em parceria com Marlene Pastro. Com formação erudita, cursou a Escola da OSPA onde estudou oboé e tocou em várias orquestras do Estado como a Orquestra de Caxias e Orquestra da PUC. Cursou a faculdade de música da UFRGS na especialidade flauta-doce, estudou técnica vocal com Marlene Goidanisch). Junto com Daniela Vigo, classificou a música “Cabelos”no 4ºFestival de Música de Porto Alegre. Na banda Pikardia, compõe, canta e toca violão de náilon.

Daniela Vigo
Começou estudando contrabaixo, depois flauta-doce com Adolfo Almeida Jr. Freqüentou o curso de Teoria e Percepção da UFRGS, cantou no coral da OSPA, estudou canto e técnica vocal com Marlene Goidanisch. Participou do 1º Festival de Música Estilingue (out/2000) via internet e, com a música “Saída” de sua autoria, ganhou na categoria MPB o primeiro lugar. Classificou a música “Cabelos” e “Habitantes Forasteiros”, no 4º e 7º Festival de Porto Alegre. Na banda Pikardia compõe, canta e toca violão de aço.
Adolfo Almeida
 Fagotista da OSPA, formado em regência e coral pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde lecionou como professor substituto e atualmente é professor titular de fagote, compositor de renome no contexto da música erudita de Porto Alegre, integrante do Trio de Madeira, lecionou na Escola da OSPA, integra o conjunto do Arthur de Farias e compôs para o grupo ExMachina do qual também fez parte. Na banda Picardia, toca fagote, flautas, acordeom, harmônica e também assina uma música e faz arranjos.

Luis Mário (VENTANIA)
Cursou percussão com BamBam Miranda e com o percussionista peruano Alexandre Acuña em Córdoba, Argentina, e com Djalma Correa em Porto Alegre. Participou também de oficinas ministradas por Carlos Negreiros, Paulo Moura e Carl Berger, no MAM, no Rio de Janeiro.

Ventania tem participado de inúmeros grupos e espetáculos musicais e Porto Alegre, assim como participou em vários grupos em Córdoba, na Argentina no período entre 1993 e 1998. Foi responsável pela composição e execução da música do espetáculo de dança Fen em 1988, e participou da iniciativa Som & Movimento que integrava a criação de dança e música. Participou na gravação do CD Fim de Jorge Hermann de 1998, e do LP da II Mostra de Música Popular de Tapes de 1987. Integrante do Grupo Alguidar, e da banda Dr. Divago entre 1988 e1990.
Participou dos espetáculos de teatro Carta Perdida, Jato de Sangue, Império da Cobiça e Ubú Rei, assim como do espetáculo de dança Por um Triz.
Ventania tem atividade docente em várias oficinas de percussão em Porto Alegre, assim como aconteceu em Córdoba de 1993 a 1996, no Centro de Educacion e InvestigacionesMusicales. Foi docente também nos cursos Pensando a Música Negra em Porto Alegre.
Responsável pela composição e execução com Moa do Catendê, da trilha sonora do documentário Carnaval de Ijexá – Salvador, Bahia - dirigido por Pierre Verger em 1986. Obteve prêmio de melhor percussionista no Festival de Viamão de 1996. Participou em músicas que obtiveram primeiro lugar em dois festivais: em 1986, em Rio Pardo, e 2000 no Festival do Trabalhador em Porto Alegre.
É co-autor (Abad, Machado, Tavares da Rosa, Silva e Oliveira)  de História do Negro Brasileiro: uma síntese. Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria de Educação e Cultura, 1986.

LINKS:



SERVIÇO:
O que: Programa Música Autoral Vaia – Abertura: BANDA PIKARDIA
                        Show Principal: FERNANDA KRÜGER TRIO
Quando: Dia 10 DE OUTUBRO (Quinta-feira), às 20 HORAS
Onde: TEATRO DE ARENA (Borges, 835 – Altos do Viaduto)
Ingressos: R$ 20 e 10 (Estudantes, idosos e classe artística)





Nenhum comentário:

Postar um comentário