terça-feira, 23 de novembro de 2010

MÚSICA AUTORAL DEZEMBRO


A atração do Programa Música Autoral do mês de dezembro é o cantor e compositor Orestes Dornelles.
A abertura ficará a cargo do músico e compositor Evandro Alves. Prestigie nossos músicos independentes.



ORESTES DORNELLES


Orestes Dornelles é cantor, compositor e professor de música. Em 2005, junto com Risomá Cordeiro e Binho Terra, produziu e participou do CD TRIBUFU.

Em dezembro de 2008 lançou GRAFFITI, seu novo CD, com o auxílio dos músicos que o acompanham: Lucas Kinoshita (bateria), Filipe Narcizo (contrabaixo) e Marcelo Rocha (percussão), dando continuidade aos conteúdos que vem há algum tempo desenvolvendo com canções onde a crônica, como um painel urbano contemporâneo, exerce seu papel fundamental.






Trilha sonora para embalar a vida

Graffiti – o novo CD de Orestes


Sensibilidade, leveza e humor. A qualidade dos arranjos e a melodia conversada que renderam o Açorianos de melhor compositor e melhor CD de MPB em 2005 estão de volta no novo trabalho do músico gaúcho Orestes Dornelles. O CD Graffiti teve seu show de lançamento no dia 16 de dezembro de 2008, no Teatro Renascença em Porto Alegre, RS.

Letras e canções foram amadurecidas desde a finalização do primeiro CD, Tribufu, premiado pela crítica há três anos. Graffiti já contava com a aprovação do público antes mesmo do CD. Orestes já vinha divulgando seu trabalho em shows e, como a maioria dos artistas independentes, através de páginas de compartilhamento na Internet:

Além dos músicos Lucas Kinoshita (bateria), Filipe Narcizo (contrabaixo), e Marcelo Rocha (percussão), que já o acompanham nos shows, Orestes contou, para a gravação do CD, com as participações muito especiais de Angelo Primon (guitarra, viola e sitar), Cláudio Sander (saxofone), Cristiano Fischer (violão de sete cordas), Luis Mauro Filho (teclados), Michel Dorfman (piano), Lauro Dornelles, Joana Pereira e Elisa Pererira (vocais), Karlo Kulpa, Vinicius Nogueira e Guilherme Perius (violinos). O show de lançamento teve ainda a presença marcante da cantora Vanessa Longoni.

Graffiti reúne canções, por assim dizer, populares, um tanto intimistas, como a faixa que dá nome ao CD e ainda "Não Duvide”, e, outras mais incisivas como “Sem Saída” e "De Olho no Lance". Há minúcia nos arranjos e sutileza na mensagem. Orestes aborda a música como um painel urbano contemporâneo, em que a crônica exerce seu papel fundamental. São canções faladas, crônicas musicadas. Sem melancolia, pelo contrário, se no do CD anterior tinha a divertida "Dois Sabores", samba meio abolerado, e "Da Noite", com tom de valsa, desta vez tem "Nó de Pinho", que, com certa nostalgia, mistura baião e samba. Tem também singelas homenagens, como “Menina da Balada” e “Na Estrada Real” dedicadas, respectivamente, aos mestres Antônio Carlos Jobim e Antônio Francisco Lisboa.

Graffiti, ao contrário de Tribufu, traz somente composições do músico: “Acho que esse é um pouco mais pop que o outro, mais radiofônico. Mas tem as mesmas misturas. Espero que as pessoas gostem dele”, avalia Orestes.


Orestes Dornelles

(51) 3311 8982 / 8166 6606
Rua Santo Antônio 782/ 301
Porto Alegre-RS / 90220-010

orestesd@hotmail.com

orestesd@orion.ufgrs.br

www.myspace.com/orestesdornelles http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/orestes

http://br.youtube.com/orestesd

http://orestesd.blogspot.com/




EVANDRO ALVES


Gaúcho, 35 anos, Evandro Alves nasceu em Porto Alegre, passou a infância em Sapucaia do Sul e a adolescência no Rio de Janeiro, onde arranhou seus primeiros acordes. De volta ao Sul desde a década de 1990, Evandro vem desenvolvendo seu trabalho como cantautor.

Suas influências são diversas: de Beatles a Bossa Nova, de Almôndegas ao Clube da Esquina, de Cartola ao Rock progressivo, tudo misturado com um pouco de salsa.

Em 2002, grava Solstício em Porto Alegre, no CD Sons e Tons, mostra de música universitária promovida pela Difusão Cultural da UFRGS. Em 2002, monta a BandaNaVereda, iniciativa musical que o acompanha e com quem divide os arranjos de suas composições. Em 2004 e 2005, atuou como integrante do Coro na peça Antígona, dirigida por Luciano Alabarse.

Em 2005, apresentou-se no projeto Música Autoral do Jornal Vaia junto com a BandaNaVereda. Em 2006, canções compostas em parceria com Adrianè Muller, são gravadas por ela no CD Origami (FUMPROARTE). Em 2008, Evandro Alves e a BandaNaVereda fizeram uma apresentação solo no Teatro de Arena.


O show

O show visa apresentar canções compostas por Evandro Alves, estas compreendidas como um diálogo entre gêneros musicais brasileiros, muitos deles que dizemos ser de origem rural, e ritmos ditos urbanos: o rock, o pop, a MPB, de forma que tal diálogo seja um enriquecedor exercício criativo para platéia, músico e música.

Ficha técnica:

Evandro Alves – voz, violão.


SERVIÇO:

O que: Programa Música Autoral
          Show de Orestes Dornelles
         Abertura:  Evandro Alves
Quando: 04 de Novembro (sábado) às 22 horas
Onde: Café Bertoldo da Casa de Teatro POA (Garibaldi, 853 - f: 3029-9292)
Ingressos: R$ 10 e 5 (estudantes, idosos e classe artística)

Nenhum comentário:

Postar um comentário