segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MÚSICA AUTORAL NO ARENA






As atrações do Programa Música Autoral do DIA 21 DE NOVEMBRO, a partir das 21 HORAS no TEATRO DE ARENA (Av. Borges de Medeiros, 835 - Altos do Viaduto) são, no show de abertura, o violonista e compositor GERALDO OCCA e, no show principal, a BANDA ORIGINAL BEAT.


OS ARTISTAS

ORIGINAL BEAT: UMA DAS MUITAS CARAS DE NÊ

Músico busca novas expressões artísticas através das batidas americanas temperadas de Brasil

Quem já viu nos palcos da banda de reggae gaúcha Chimarruts, sabe da sua explosão vibrante, típica dnvbe sua personalidade alegre e cheia de energia. Suas flautas harmoniosas, seu sax, seus solos de gaita e vocais Raga demonstram o brilho solar de um artista que tem muito a mostrar. Ao longo dos 12 anos compondo, interpretando e viajando com a Chimarruts, Nê vem experimentando outras formas de expressão musical. E nesse universo de infinitas possibilidades o artista apresenta sua face mais recente: a Original Beat.

A banda surgiu de um cenário de experimentação em seu próprio estúdio, o Monoestero, em porto alegre - RS. De um laboratório de idéias, em cinco anos, o artista buscou uma assinatura sonora singular. Uma reunião de amigos que compartilham a mesma essência musical fez da Original Beat, uma banda com um trabalho autoral, ao mesmo tempo, maduro e com uma forte identidade.

A proposta do som é a liberdade, em que passeia pelo universo da música negra americana, com grande influência da Bossa Nova de Marcos Valle e da MPB. O Ragamuffin que Nê já faz na Chima, muito próximo do Rap, também foi uma referência para as composições que falam do cotidiano. Porém são as batidas americanas com o tempero métrico brasileiro que tornam o som da banda realmente original.

“Veio de lá pra cá, o que já estava aqui no Brasil”, explica Nê ao comparar seu som com elementos americanos, como a musicalidade do R&B. A ideia do projeto é fugir das fórmulas, transitar por avenidas de vários estilos e buscar a originalidade em si. A mistura traz esse senso de identidade própria, como Nê mesmo define: “tem coisas da tropicália, do pop, não é jazz, mas tem cheiro de jazz, tem o groove do Tupac, tem tudo, tudo tem”.

Nesse sentido o músico chegou à concepção do Tudo Tem que dá nome ao primeiro EP da Original Beat, que será disponibilizado na internet para o livre acesso de todos, no próprio site do artista (www.ne.arte.br).

Esse é o primeiro trabalho de Nê, como vocalista e traduz o seu desejo por ser o interprete inicial de suas canções, de poder captar a essência de suas composições, alcançando assim um resultado mais natural possível. O fato de nunca ter sido interprete de outros autores fez com que o músico chegasse a um jeito próprio de cantar. “Não sou cantor, mas adoro cantar, como diz o Mestre Darci, apenas faço as pessoas cantarem por mim”, lembra Nê.

O projeto da banda se propõe a descoberta de novas expressões do próprio músico, enquanto ele se descobre também. Quanto ao que pretende com a Original Beat, Nê é claro: "Sejamos todos livres”.

A Original Beat é formada por , nos vocais e sax, Felipe Narciso, no contrabaixo, Juliano Rodriguez, na bateria, Luquinha, nos teclados, Sander Fróis, nas guitarras e Bruno Coelho na percussão. O EP Tudo Tem conta com as participações especiais de Tati Portella (Chimarruts), nos vocais de Tudo Tem, Flávio de Paula contrabaixo nas faixas Tudo Tem, Agora Dois e Jazz e Hip Hop e DJ Anderson, na faixa Jazz e Hip Hop.  (Luiza Momo, Jornalista - Mtb/RS13.787)



GERALDO OCCA

Natural de Guia Lopes da Laguna, MS, Geraldo Occa desenvolveu, nos anos 1980/90, inúmeras parcerias e atuações com músicos e compositores paulistas. Seu envolvimento em movimentos culturais na grande São Paulo, como a Vila dos Artistas, em Osasco, fez surgir o projeto “Atentado ao país de som descartável” com o cantor Max Fairbanks e participações dos músicos Bilo Mariano e Reinaldo Luz, sob direção de Tatá. Este projeto agregou outros músicos e nasceu a banda KALABOKA JOHNNY, com uma linguagem mais pop, misturando várias influências, a banda durou aproximadamente 1 ano e meio gravando um CD Demo no estúdio do PLACA LUMINOSA.

A partir dessas experiências, Geraldo Occa tornou-se parceiro do cantor e compositor, Deo Lopes, realizando intensa turnê pelos palcos do Centro Cultural Vergueiro, Espaço Off, Melhor dos Festivais de Minas em Governador Valadares, Cabaré Mineiro – BH, ao lado de músicos como: Célio Piazza, Ronaldo Rayol, Zé Gomes e Miltinho Edilberto.

Geraldo Occa estudou violão e guitarra de Mozart Mello (Terreno Baldio, Joelho de Porco, Grupo D'alma) e Carlinhos Vieira (Patrulha do Espaço), participou do Movimento pela reconstrução da Vila dos Artistas de Osasco - SP, centro cultural de participação popular gerida por um grupo de artistas independentes, que lutou pela valorização do fazer artístico, criando vários eventos, dentre eles, em 1983, o "CANTO DE JULHO", Feira da Vila Madalena e eventos do movimento universitário na cidade de Guarulhos –SP.

Radicado no Rio Grande do Sul, a partir de 1994, Geraldo Occa , fez novas amizades com músicos gaúchos muito talentosos com quem efetivou novas parcerias.

Geraldo Occa reuniu algumas destas composições e iniciou o projeto de gravação que resultou no CD "RADIOGRAFIA", com produção e arranjos de Daniel Sá e participações de; Ricardo Baumgarten, Marquinhos Fê, Michel Dorfman, Luciano Maia, Rafa Schuler, Jorginho do Trompete, Pedrinho Figueiredo e Paulinho Barcellos.

Tem realizado alguns shows em São Paulo ,mostrando este trabalho com participações de músicos de lá e o guitarrista Paulinho Barcelos , por aqui esta engajado com o movimento do Clube Caiubi sul de compositores , e preparando apresentações com a banda com músicos de Porto Alegre.


www.myspace.com/geraldoocca

www.facebook.com/geraldo.occa

www.youtube.com/watch?v=IsdnEOrbtic







SERVIÇO:

O que: Programa Música Autoral Vaia
                      Show Principal: BANDA ORIGINAL BEAT
                      Show de Abertura: GERALDO OCCA

Quando: DIA 21 DE NOVEMBRO (QUARTA), ÀS 21 HORAS

Onde: TEATRO DE ARENA (Borges, 835 - Fone 3226-0242)

Ingresso: R$ 10 e 5 (estudantes, idosos e classe artística)










Nenhum comentário:

Postar um comentário