sábado, 12 de janeiro de 2013

MÚSICA AUTORAL NO ARENA

MÚSICA AUTORAL NO ARENA






A primeira apresentação do Programa Música Autoral do ano de 2013 será realizada no DIA 22 DE JANEIRO, a partir das 20 HORAS, no TEATRO DE ARENA (Av. Borges de Medeiros, 835 - Altos do Viaduto - Telefone 3226-0242). As atrações serão, no show de abertura, o guitarrista e compositor ZÉ RAMOS, com temas instrumenstais e, no show principal, o músico e compositor MÁRIO FALCÃO, apresentando o espetáculo "Fim e Começo" e lançando o seu novo trabalho, o cd  "AMADOR". Mário Falcão será acompanhado dos músicos Zé Ramos (guitarra e violão) e Fernando Sessé (percussão).



OS ARTISTAS


MÁRIO FALCÃO

Em 2011, lança o álbum Amador e o disponibiliza na Internet sob o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural (site http://amador.mus.br). No mesmo ano, o trabalho é editado em CD (com distribuição da Tratore/Fonomatic), que recebeu três indicações ao Premio Açorianos de Musica: Melhor Disco, Melhor Compositor e Melhor Interprete, todas na categoria MPB.

Em 2010 e 2009, participa de shows em Montevidéu, com os uruguaios Sebastián Jantos, Nicolás Klisich, Javier Cardellino e Dany Lopez entre outros nomes da nova cena musical do Uruguai. Em 2005, recebe o Prêmio Açorianos de Música – Melhor Compositor e Melhor Disco de MPB – pelo seu primeiro CD – mário falcão, lançado em 2004 através do Fumproarte. Integrou o Circuito Cultural Banco do Brasil, dividindo o palco com a cantora Vanessa da Mata. Classificou música de sua autoria para integrar o CD Uma Canção para Porto Alegre.

Conta ainda com um histórico de participações em shows e em gravações de trabalhos próprios ou de colaboração com outros artistas, como é o caso do CD Quem Tem Boca e Pra Cantar, de Zé da Terreira, com quem realizou o projeto Investigação da Possibilidade, em junho deste ano. Antes de gravar seus CDs próprios, Mário participou da Orquestra de Mantra Rudraksha, grupo com o qual realizou apresentações no Brasil e em Portugal (no ano 2000).


“No palco, um artista maduro mostrando uma obra original, fundamentada em textos inteligentes, melodias e harmonias arquitetadas dentro do que se costuma chamar de violão brasileiro moderno. Falcão é, ao mesmo tempo, um estilista da palavra e usa o instrumento com muita competência e elegância, mas o que o distingue dentre tantos outros artistas que também reúnem esses atributos é a sua inspiração, sua capacidade para escrever canções sobre os óbvios da vida, captando e transformando em poemas sonoros o que para nos passaria despercebido. Seu texto não tem obviedades ou lugares comuns. Inteligência e delicadeza a favor da canção, coisa rara de se ouvir ultimamente.”

Raul Boeira – compositor


UM FALCÃO MUITO COOL

Em ação desde 1995, Mário Falcão é o mais joão-gilbertiano dos compositores gaúchos. Low profile total, vem criando quase em silêncio uma obra refinada e madura. Se o primeiro álbum, de 2004, já era ótimo (ganhou o Prêmio Açorianos de compositor e de disco), este segundo, Amador, é melhor ainda na lapidação sonora e poética. É raro se ouvir um trabalho assim, em que tudo está no lugar certo, do artesanato das melodias às letras inspiradas, os arranjos elegantes, o canto suave, formando um conjunto irretocável. Com ele, Mário se posiciona num patamar de primeiro nível nacional. A marca de Amador é uma MPB moderna com levada jazzy e espírito cool, ou seja, ares de bossa nova...”

Juarez Fonseca, jornalista



Contatos c/ Mário Falcão:

E-mailtoarmusica@gmail.com


Fones: (51) 3321.1468 / 8137.5561



ZÉ RAMOS

Formado em Composição na Faculdade Palestrina de Porto Alegre, estudou violão clássico com Eduardo Castanhera. Guitarrista versátil, participou de grupos de jazz e acompanhou vários cantores da MPB gaúcha. No período em que viveu na Europa, integrou shows de música brasileira e música portuguesa. Participou de concertos e de gravações, entrando em contato com diversos gêneros, como a música africana das ex-colônias portuguesas. Com a cantora cabo-verdiana Sara Tavares, integrou o grupo Shout, gravando disco homônimo e participando de shows em Portugal e Cabo Verde. 

Como diretor musical, instrumentista e arranjador, gravou, em 2001, o disco Quem tem boca e pra cantar, do músico e ator Zé da Terreira; em 2004, o disco do compositor Mário Falcão, que recebeu o Prêmio Açorianos – Melhor Disco MPB; em 2009, o CD de Daniel Rosa e, em 2011, o CD Amador, de Mário Falcão. Atualmente, Zé Ramos, além de preparar seu primeiro disco autoral, integra o quarteto do acordeonista Paulinho Cardoso e a banda Gafieira Ziriguidum.


FERNANDO SESSÉ

Atua como percussionista há mais de dez anos. Estudou com Marcos Suzano, Robertinho Silva e na Escola Villa Lobos, do Rio de Janeiro. Sempre pesquisando novos timbres, Sessé dedica-se não só aos instrumentos convencionais de percussão como também aos que recebem o aporte da eletrônica, como os samplers, pedais de efeitos e outras novidades tecnológicas. Em sua carreira, gravou nos discos de Gisele de Santi, Daniel Torres, Mário Falcão entre outros. Trabalhou em shows com Adriana Defenti, Mônica
Tomasi e Marina Lima. Integra o Sax in the House (música eletrônica), Gafieira Ziriguidum, Marco Schultz e Maha Satya Sangha (banda que interpreta mantras e cantos devocionais) e trio de música instrumental formado com os gaúchos Ayres Potthoff e Michel Dorfman.



SERVIÇO:

O que: Programa Música Autoral Vaia - Show: MÁRIO FALCÃO
                                                                        Abertura: ZÉ RAMOS

Quando: 22 DE JANEIRO DE 2013, às 20 HORAS

Onde: TEATRO DE ARENA (Borges, 835, Altos do Viaduto)

Ingresso: R$ 10 e 5 (Idosos, classe artística e estudantes)







Nenhum comentário:

Postar um comentário