terça-feira, 3 de maio de 2011

MÚSICA AUTORAL MAIO/1




 
O Programa Música Autoral Vaia do mês de maio inicia DIA 12, no TEATRO DE ARENA (Borges de Medeiros,  835 - telefone 3226.0242), a partir das 20 HORAS. Na abertura apresenta-se a Banda RENASCENTES e no show principal o VOCAL MANDRIALIS, que comemora 20 anos de atividades e 6 anos do espetáculo "Paisagens". Programação imperdível!



VOCAL MANDRIALIS


O Vocal Mandrialis foi fundado em 1990 e seus integrantes são profissionais oriundos de diversas áreas de atuação com experiência em Canto Coral. Na sua formação convergiram anseios comuns de exercitar a música coral de todas as épocas, gêneros e estilos, além de proporcionar reflexões sobre ela. É composto por 15 cantores sob a regência e direção musical do maestro João Paulo Sefrin.

Em seus 20 anos de existência, o Vocal Mandrialis apresentou com sucesso concertos com repertório variado, oratórios, missas, tributos a compositores, assim como espetáculos de diferentes temas e apresentados em diversos teatros de Porto Alegre e interior. Para comemorar os dez anos no cenário cultural de Porto Alegre, o Mandrialis produziu o espetáculo “Tangos, Boleros y otras cositas más...!”. O espetáculo evocava as raízes da música brasileira, os sons, ritmos e canções que forjaram a cultura latino-americana. Com este espetáculo, em agosto/2003, participou do Projeto “Sonoras Energias da AES-Sul”, apresentando-se em oito cidades do interior do estado para um público de aproximadamente de duas mil pessoas.

Em novembro de 2005, em comemoração aos 15 anos, foi apresentado no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, um espetáculo com as músicas de todos os trabalhos do grupo. Em 2007, começou a estruturar o espetáculo “Paisagens”. Foram necessários dois anos para o Mandrialis, entre estudos, conversas e cantorias, leituras e audições – redescobrir – o que de fato, gostaria de fazer num próximo espetáculo. A imersão surtiu um efeito vivificante, por que foi no silêncio, na quietude interior do grupo que descortinamos nossa “alma gaúcha”. Aos poucos começamos a delinear o que queríamos realizar. Expressar como somos gaúchos, as raízes fortes arraigadas às coisas da terra, ao orgulho, a paixão pelo Rio Grande, as nossas vontades, verdades e valores, a nossa música tão rica em ritmos e influências, que une toda a nossa gente.

Em 2009, o resultado deste trabalho foi o lançamento do espetáculo “Paisagens” no Teatro de Câmara e do SESC, na capital. O grupo, através da peculiaridade - coro cênico - busca com o espetáculo “Paisagens”, expressar a diversidade e a riqueza musical da música gaúcha. O repertório reflete as imagens, lembranças e a poesia dos compositores do sul e suas influências. Uma visita aos vários estilos musicais, do regional ao pop, numa formatação rica e bem temperada que atrai um público de todas as idades.

“Paisagens” mostra canções que vão do passado ao presente, sendo um convite para um passeio pelo nosso Rio Grande. Em 2010, para celebrar os 20 anos, o Vocal Mandrialis apresentou o espetáculo “Paisagens”, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, com participações especiais dos compositores Frank Jorge e Giba Giba.


 Ficha Técnica:

Realização: Vocal Mandrialis
Direção musical: maestro João Paulo Sefrin
Direção cênica e iluminação: Claudia de Bem
Regente Auxiliar: Daniela Barzotti Kohlrausch
Preparação Vocal: Sheila Vigarini
Instrumentistas: Alexandre Fritzen da Rocha (teclado), Ana Paula Freire (contrabaixo acústico), Cibele Endres Pereira (flauta doce)
Ambientação Cênica: Claudia de Bem e Camila Dias
Fotografia: D&H Fotografia


Cantores:

SOPRANOS
Annelise Brunelli Evangelista
Clarice Bourscheid
Cibele Endres Pereira
Maria Conceicao Apostolo Vidal
Sheila Vigarani

CONTRALTOS
Daniela Barzotti Kohlrausch
Marta Apostolo Vidal
Rosaile Nina Scheibler
Sara Maria Gallina

TENORES
João Paulo Sefrin
José Marcos Neutzling
Ricardo Ortega

BAIXOS/BARÍTONOS
Carlos Raimundo Ribeiro Pereira
Jean Scherf
Fernando Henrique Fogaça Correia


Este evento comemora 6 anos e, neste show no Arena, será a primeira vez que os próprios autores não estarão no palco. Numa homenagem a todos os autores, o Vocal Mandrialis, como faz em seu espetáculo "Paisagens", cantará somente autores gaúchos, como Giba Giba, Marcelo Dellacroix, Frank Jorge, Teixeirinha, Vitor Ramil, Hermes Aquino, Raul Elwanger, Pery Souza, dentre tantos outros.


Vídeo com participação especial de Marcelo Dellacroix, autor da música:

http://www.youtube.com/watch?v=CKqzbYi_DIc




RENASCENTES



A Renascentes é uma banda gaúcha que alia o universo da canção popular brasileira à atitude do rock. Formada em 2003 por Dionísio Monteiro e João Ortáccio, compositores das músicas do grupo, atualmente dividem o trabalho Alexandre Rocha e Átila Vianna, configurando a formação de baixo, bateria, guitarra, teclado e voz.

A base da influência do grupo é a literatura. Há um diálogo com diversas expressões artísticas, visitando nomes como João Guimarães Rosa, Stanley Kubrick e Salvador Dali. Musicalmente a banda é influenciada pelo movimento da Tropicália, dialogando com o psicodelismo dos Beatles e Pink Floyd, e com o rock contemporâneo do Radiohead.

A banda está em fase de produção do seu primeiro disco, produzido por Marcelo Fruet, tendo lançado no primeiro semestre deste ano o single “Raiar”. O grupo tem se apresentado em casas de shows, eventos universitários e festivais de música no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com boa aceitação do público, vem ganhando espaço em programas de música independentes em rádios e emissoras de TV locais.


Integrantes:

João Ortáccio – violão e voz
Alexandre Rocha – teclados, escaleta, percussão e voz
Átila Vianna – baixo, percussão e voz
Dionísio Monteiro – percussão


Repertório:

Aprendiz (J. Ortáccio/D. Monteiro)
Raiar (J. Ortáccio/D. Monteiro)
Poema Seco (D. Monteiro)
Há Uma Festa (J.Ortáccio)
Mundo Grão (J. Ortáccio/D. Monteiro)
Amarelo Alegoria (J. Ortáccio/D. Monteiro/M. Fruet)
Atrás dos Olhos (J. Ortáccio)
Sequência (J. Ortáccio/D. Monteiro)
Todos os Nomes (J. Ortáccio)
Menina de Lá (D. Monteiro)
Estranhíssima (J.Mafra/Baasch)


Contato:

Fone: (51) 9694-6068 (com Alexandre)

fritzendarocha@gmail.com

www.myspace.com/renascentes




SERVIÇO:

O que: Programa Música Autoral Vaia
           Show de Abertura: Banda RENASCENTES
           Show Principal: VOCAL MANDRIALIS

Quando: 12 de MAIO, a partir das 20 HORAS

Onde: TEATRO DE ARENA (Borges, 835 - telefone: 3226.0242)

Ingressos: R$ 10 e 5 (Estudantes, idosos e classe artística)

Nenhum comentário:

Postar um comentário