quinta-feira, 5 de junho de 2014

MÚSICA AUTORAL NO ARENA



As atrações do Programa Música Autoral, DIA 11 DE JUNHO, às 20 HORAS, no TEATRO DE ARENA (Av. Borges de Medeiros, 835, Altos do Viaduto - Telefone 3226-0242), são, no show de abertura, o cantor, ator e diretor de teatro GIL COLLARES. No show principal, a diversidade musical do compositor e instrumentista SANDRO SOUZA.


OS ARTISTAS


SANDRO SOUZA

O compositor e instrumentista  Sandro Souza apresenta  suas canções que fazem parte dos álbuns (re)verso e Etnopop. Suas canções estabelecem uma aproximação entre  a música regional brasileira e a música e linguagem contemporâneas. Sandro Souza tem como temática  a releitura de modas e toadas com arranjos contemporâneos. Com base na sua pesquisa de duas décadas, onde participou intensamente das toadas de reis e oilarais, pretende aproximar a cultura genuína advinda dos tropeiros e dos açorianos, com a cultura atual que  é cosmopolita e universal.
As suas influências tropeiro/açoriano assim como  as vivências de orquestra e festivais  estão  cuidadosamente colocadas nas suas canções ;  resguardando a originalidade  e  também  o credenciando como um viés para um novo circuito de música brasileira.
Sua música contém  discursos e sonoridades  questionadoras dos rumos da música  nesses tempos de globalização, redes virtuais, downloads, interfaces, culturas híbridas e acessos irrestritos; firmando a resistência  da canção naquele formato tradicional de música e letra. Ao mesmo tempo, nesse estado de coisas, Sandro Souza entende-se como contemporâneo, se expressando numa arte musical que dê conta dos temas de nosso tempo. Sendo moderno e universal sem abrir mão de um lirismo que sempre permeou o cancioneiro brasileiro.  Sendo cosmopolita sem deixar da cantar sua aldeia.  As composições reunidas nos seus dois primeiros álbuns perfazem um discurso lúcido e inspirado sobre o mundo atual, sobre o homem no mundo e sobretudo oferecem crítica e poesia  se arranjando  harmoniosamente com a atmosfera lúdica e simples do cancioneiro regional e brasileiro.
Músico que atua com desenvoltura entre o clássico e o popular, Sandro Souza carrega uma cultura naturalmente tecida nas tensões da diversidade, o que o habilita a navegar tranquilo nesses difusos mares do agora.  De antepassados açorianos, músico atento, que acompanhava sua família nos Ternos de Reis conviveu também com o legado germânico da cidade em que foi criado, Novo Hamburgo. Além de evidentemente ser gaúcho e partilhar uma herança artística forjada entre os acordes da milonga pampeana e o baticum da música brasileira; ou seja, com uma rica alma fronteiriça. Por isso empenha-se  em captar e  traduzir em música as nuances culturais da atualidade e as questões filosóficas de nosso tempo.  E mais, sem se ater aos apocalípticos da canção, injeta alta poesia em suas letras, em sintonia com melodias  e arranjos cuidadosamente colocados .
Obs. Texto com colaboração do jornalista Nivaldo Pereira.

Contatos:

E-mail:
sandro.souza.re@gmail.com

Myspace:



GIL COLLARES 

Gil Collares é Cantor, Ator e Diretor de Teatro. Descobriu no canto sua arte mais sublime, sua emoção, sua atuação mais prazerosa. Apaixonado pela mpb de João Gilberto a Gonzaguinha e pela soul music de Stevie Wonder a Tim Maia, busca sempre em seu repertório a referência nesses grandes mestres da voz. Com o olhar atento nas Artes Cênicas e o ouvido na Música aprendeu a atuar como cantor sempre acompanhado de excelentes músicos à quem se uniu. Com a banda "Porto Jazz"(2006), formada por Marcelo Machado(bateria), Ivan Bustamante(baixo) e Diego Herêncio(Guitarra) passeou pela bossa nova, samba e Standards do Jazz. Já como Crooner da "Orquestra Proarte da Sogipa"(2008), sob o comando do Maestro Luís André da Silva, soltou a voz num repertório inteiro dedicado a Tim Maia. Com a Banda General Groove(2009), trabalhou em cima de um repertório recheado de soul e mpb dançante.

Se unisse a cantora e atriz Glau Barros em 2011 para o show Play Blacks que fez todo mundo dançar por onde passou com sucessos da Motow. Em 2012 foi chamado para participar do quadro de calouros do famoso Programa de TV Raul Gil onde teve a oportunidade de se apresentar em frente a essa lenda viva da televisão brasileira.

Em 2013 iniciou uma parceria com o músico Gian Becker de Viamão da qual saiu a gravação de sua primeira composição, a música Arrepio, que vem atraindo elogios de amigos e admiradores no Facebook. Os shows trazem as composições próprias e  um set list rechiado de clássicos da soul e mpb dançante de Djavan, Jorge Bem Jor, Tim Maia, Ed Motta, Claudio Zolli, Sandra de Sá, Jota Quest, Stevie Wonder, Michael Jackson e outros.



Confira Gil Collares em:
Orquestra Proarte -  http://youtu.be/19aWNPbYFGA
General Groove - http://youtu.be/RfCN5kvk_es
Programa Raul Gil - http://youtu.be/E6_-I2opbuk
Acústico - http://youtu.be/lvNvbCHKR0c
Lançamento 2014 (Arrepio) - http://youtu.be/gzvchLnzeno
“Arrepio” Live no Fórum Social 2014 - http://youtu.be/3Kz0zWF1Kdg


Contatos:
Telefones: 51 – 84024812/ 51 – 33813310


SERVIÇO:

O que: Programa Música Autoral Vaia
            Show de SANDRO SOUZA
       Abertura de GIL COLLARES
Quando: 11 DE JUNHO (quarta),  às 20 HORAS
Onde: TEATRO DE ARENA (Borges, 835 - Altos do Viaduto)
Ingressos: R$ 20 e 10 (estudantes, idosos e classe artística)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário