sexta-feira, 11 de julho de 2014

MÚSICA AUTORAL NO TEATRO DE ARENA

MÚSICA AUTORAL NO TEATRO DE ARENA


 
As atrações do Programa Música Autoral do DIA 24 DE JULHO (quinta-feira), às 20 HORAS, no TEATRO DE ARENA (Av. Borges de Medeiros, 835 - Altos do Viaduto) serão, no show de abertura, o músico, violonista e compositor ELODI ROSA DA SILVA (RÉ), e, no espetáculo principal, o show "O SOM DAS LETRAS", onde os artistas ANDERSON CORREA, CÉLIA SORRISO, EXCER ANTONIO SÓLIS, JOICE MARA, PAULINHO ROMEU e MARIETTI FIALHO, interpretarão canções da poetisa e compositora DELMA GONÇALVES.  Os acompanhamentos musicais estarão a cargo dos músicos Mario Marmontel (sax e flauta); Gilmar Jesus (contrabaixo); Paulo Romeu (voz e violão); Marco Farias (teclado); Janaína Pereira (percussão). Participação especial dos músicos Djãmen Farias (guitarra) e Vladimir Rodrigues (violão).


OS ARTISTAS

DELMA GONÇALVES

Nascida em POA, no bairro Santana, poetisa e compositora. Graduada em Letras (ULBRA) e Pós-Graduação (FAPA) (Abordagem Textual – Ensino Fund. E Ensino Médio).

Têm composições com vários parceiros, mas a sua parceria musical que lhe rendeu maior visibilidade foi com Bedeu (1946-1999), iniciada desde a década de 70, na qual a sua 1ª música “Deixe a Tristeza”, gravada por Bedeu com a Banda “Neno Exporta Som” em São Paulo. A partir de 71, no 1º LP do Grupo Pau Brasil, do cantor Álvaro (SP), dos Lps de Bedeu, “África”, no Fundo do Quintal e Iluminado. Gravaram também suas músicas, nos LPs de Carlos Medina, Paulão da Tinga, Roberto Costa; nos CDs Lizza Dias, Haydée Guedes, (“Nós da Noite”) Marcelo Duane (“Doce Desejo”), Pagode do Dorinho, a banda Som na Sala, o grupo Os Arteiros e Grupo Senzala. Faz parte do “BandoHoburaco” (Escrita criativa), desde 2010, com poetas porto-alegrenses.

Em 1993 se efetiva na SBACEM (POA). Suas poesias estão em várias coletâneas desde 1994. Suas composições abordam temas diversificados com estilos de ritmos variados como: samba, samba canção, samba rock, blues, suingue, samba enredo, vanera, reggae, bolero, salsa, balada, etc.

Em 2012, leva o projeto musical “Releitura do Suingue e Samba Rock com artistas consagrados do gênero, como Luis Vagner, para o Teatro Renascença. Em 2013, produz o show de 45 anos de trajetória de Alexandre Rodrigues, também neste mesmo teatro, com artistas locais. Neste ano recebe o diploma de melhor CD de poesias autorais com o título: “O lado oculto da cicatriz”, pelo Projeto Janelas Negras de Carlinhos Santos.

Em 2013, lança seu 1ºlivro. Em março de 2014, os Blocos Ilê Mulher e o 8 de Março saem no bairro Cidade Baixa com a Música “Elo de uma Nação”, letra de Delma e música de Alexandre Rodrigues.

Atualmente, faz parte da diretoria representativa, no RGS, da Associação Internacional Poetas Del Mundo e é componente da Orquestra de Poesia na PUC do professor Celso Sisto. Ainda hoje a autora continua compondo ora sozinha, ora com parceiros e amigos próximos como Kadinho Dias, Alexandre Rodrigues, Dé Silva, Luiz Antonio Vizeu, Renato Borba,Vladimir Rodrigues, Excer Antonio Solis e seu filho Diego G. T. de Oliveira.

Contatos:

Telefones:
30288276 / Celular (OI) 84061346 /VIVO 99340990/TIM 81881282

E-mail:
delmacompositora@yahoo.com.br


ELODI ROSA DA SILVA (DÉ)


Músico autodidata, violinista e compositor, Elodi, mais conhecido por “Dé”, nasceu em Rio Grande, RS e desde sua tenra idade já gostava dos acordes musicais e logo ganhou de presente um violão. Desde então, começou aprender com os amigos que lhe ensinaram os seus primeiros acordes e sua vida começou a mudar a partir disso.

Em seguida foi convidado para integrar o conjunto de baile “Grupo Esquema”, tocando guitarra e sendo cronista da banda, vindo a tocar em várias cidades do interior, como Pelotas, São José do Norte, Praia do Cassino, etc. Participou de seu 1° Festival de Música com uma música de sua autoria ,“Aeroplano”, que se classificou em 3° lugar. Depois mudou de banda, dessa integrando a “Turtles Sino”.

Mas sua vida modificou radicalmente após vir para Porto Alegre, dando continuidade a novos trabalhos, conheceu pessoas influentes na música, levando-o a trilhar novos rumos tocando nos bares da capital, como Papos e Trapos, Copo Santo, e  integrou a banda Bixo de Pé, tocando no “Bar Fascinação”. Teve a oportunidade de fazer uma fita demo e levar a São Paulo para gravar, de sua autoria,  “Vento Livre”, música que se tornou seu carro chefe, em suas apresentações.

Participou do coral da Thermolar, tocando violão e logo conseguiu gravar um DVD tocando outra composição sua. Depois de ter participado de vários eventos fazendo carreira-solo, foi convidado por Carlinhos Santos para gravar músicas no “Projeto Janelas Negras”. Atualmente, faz um trabalho de resgate com suas composições, em que muitas estavam incompletas, melodias carentes de letras, faltando um toque a mais para se desenvolverem e que, em parceria com a compositora Delma Gonçalves, lhe trouxe o ajuste que precisava dando-lhe um novo formato para seu trabalho autoral. O responsável direto por esta união artística foi o maestro Marco Farias, por apresentar-lhe a compositora, parceria essa que está rendendo inúmeras músicas de valor inestimável.

Hoje, o músico Dé, com este elo musical, está vendo o impulso em sua carreira se desenvolver com qualidade, como compositor e violinista, em que sua pegada rítmica, está sendo valorizada lhe trazendo novos horizontes em sua trajetória.



Serviço:

O que: Programa Música Autoral Vaia
DELMA GONÇALVES, interpretada por
ANDERSON CORREA, CÉLIA SORRISO, EXCER ANTONIO SOLIS,
JOICE MARA, PAULINHO ROMEU e MARIETTI FIALHO
Show de Abertura: ELODI ROSA DA SILVA (DÉ)

Quando: 24 DE JULHO (quinta), às 20 HORAS

Onde: TEATRO DE ARENA (Borges, 835 - Tel. 3226-0242)

Ingressos: R$ 20 e 10 (Estudantes, idosos e classe artística)

Nenhum comentário:

Postar um comentário