quarta-feira, 6 de agosto de 2014

MÚSICA AUTORAL AGOSTO 2014

Música Autoral no Arena
As atrações do Programa Música Autoral Vaia do DIA 14 DE AGOSTO (quinta-feira), às 20 HORAS, no TEATRO DE ARENA (Av. Borges de Medeiros, 835 - Altos do Viaduto - Telefone: 51-3226-0242), serão, no show de abertura, o músico e compositor THIAGO RAMIL e, no show principal, o cantor, violonista e compositor LEO APRATO.

OS ARTISTAS

LEO APRATO

Leo Aprato toca violão desde pequeno e não é um poeta, mas enquanto poeta é um inconformado por natureza e um questionador dos valores e das convenções sociais. Nas suas canções, os versos nem sempre são diretos e os caminhos que usa pra gritar ao mundo seu descontentamento nunca são os óbvios. Passou os últimos quatro anos focado na composição, tocando e escrevendo incessantemente, sozinho e em parceria, dando vazão à sua criatividade, externando seus impulsos e tentando entender as incoerências que identifica à sua volta e dentro de si mesmo.
 O seu primeiro EP, “Minha Confusão”, tem quatro canções. "Branditt" abre o disco com um arranjo surpreendente e traz, numa narrativa atemporal, a perspectiva dramática da desilusão de um relacionamento com fim anunciado: “Já sou um fósforo apagado / Somos nós“. Na segunda faixa, a canção-bilhete, “Gracias“, uma espécie de mistura de Manu Chao com Tom Zé, o eu-lírico é uma mulher desesperada que num pedido de desculpas, se declara, se julga, e culmina se resumindo no refrão que inspirou o título do disco: “Perdoa a minha confusão“. “Orgasmo“ vem logo depois, melancólica, flutuando em uma bateria solta, em vocais chuvosos, nos pingos da guitarra, deitada sobre o peso aveludado de um contra-baixo e proferindo imagens poéticas sobre um artista que aceita na solidão, na quietude e na fumaça dos dias úmidos as constatações de seu auto-engano. Por fim, poucas vezes as rugas do tempo foram tratadas com tanta leveza como em “Descoloriu”, última faixa do EP, que com a melodia leve, as palavras rápidas e o refrão pegajoso, encerra “Minha Confusão“, em coro, aos festejos de “Eu to mal“.

Em 2009, Leo compôs trilhas para três espetáculos teatro em Porto Alegre: Meu Casamento com Mamãe, dirigido por Eduardo Mendonça, Para Caio F., dirigido por Pablo Damian e Para Acabar com o Julgamento de Deus, do Grupo Jogo, dirigido por Alexandre Dill. Em 2010, com os compositores Ian Ramil e Eduardo Mendonça, criou o espetáculo Descoletivo. Show no qual os três se reuniram, chamaram mais dois músicos, arranjaram e apresentaram suas composições. No palco, dividiam o microfone e revezavam os instrumentos.

Em 2011, Leo Aprato partiu pra carreira solo. Começou a trabalhar junto com João Ortácio na criação dos arranjos de suas músicas e passou a fazer shows em casas noturnas de Porto Alegre, quando dividiu noites com Ed Lannes, Ian Ramil, Saulo Fietz, Carlos Zanettini, Leo Jesus, dentre outros. No segundo semestre de 2011, iniciou a gravação de seu primeiro EP, “Minha Confusão“.

Em 2012 trabalhou no lançamento do EP, preparando o show de lançamento e seguiu fazendo shows em Porto Alegre, além de fazer parte da primeira formação do projeto Escuta – O Som do Compositor, que, hoje em dia, reúne em torno de trinta compositores da cidade. Atualmente, Leo, além de continuar compondo e apresentando suas canções em Porto Alegre e também no interior do Estado, faz a pré produção do seu primeiro disco, junto dos amigos e produtores deste trabalho, Guilherme Ceron e Ian Ramil, o qual deve ser lançado no primeiro semestre de 2015.

CONTATO:


THIAGO RAMIL


A busca por uma sonoridade híbrida e a visão de uma composição musical regida pela criatividade intuitiva são alicerces da prática criativa de Thiago Ramil. A dimensão rítmica livre de regras produz uma imprevisibilidade provocativa, em que o vazio produz uma espécie de devaneio sonoro. O espaço da respiração, o silêncio como potencialidade, propõem ao ouvinte um envolvimento íntimo consigo.

A construção harmônica explora uma aproximação entre o clássico e o dissonante, de forma a torná-la, amargamente, doce. A voz sussurrada e a melodia leve viajam por tempos nostálgicos, entrelaçadas ao sentido poético das palavras, onde múltiplos sujeitos habitam os caminhos entre o eu e o outro.

Contato:

 
SERVIÇO:

O que: Programa Música Autoral Vaia
             Show de LEO APRATO
             Abertura: THIAGO RAMIL

Quando: 14 DE AGOSTO (QUINTA), às 20 HORAS

Onde: TEATRO DE ARENA (Borges, 835 - Altos do Viaduto)

Ingresso: R$ 20 e 10 (estudantes, idosos e classe artística)



Nenhum comentário:

Postar um comentário